terça-feira, 13 de março de 2012

Onde nasceu o dinheiro?

Vamos lá !

Pesquisei um pouco sobre a história do dinheiro , e descobrir que ele passou por um longo período de evolução, pra chegar no valor que ele tem atualmente, eu preferir dividir em fases , são elas : 


  1. Escambo: Troca de mercadorias por mercadorias sem equivalência de valor. No começo não havia moeda , por isso eles utilizavam a técnica do escambo, assim quem plantava feijão e tinha sobra na colheita , trocavam essa sobra pela sobra de outro comerciante que, por exemplo, plantava arroz. As mercadorias utilizadas para escambo geralmente se apresentam em estado natural, variando conforme as condições de meio ambiente e as atividades desenvolvidas pelo grupo, correspondendo a necessidades fundamentais de seus membros. Nesta forma de troca, no entanto, ocorrem dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados.
  2. Moeda-mercadoria: Ao passar do tempo, perceberam que alguns produtos valiam mais do que os outros, por causa de suas utilidades. Acertados por todos, vireram esses produtos de moedas, chamando-as de moeda-mercadorias. Elas porderiam ser trocadas por varias coisas. Um exemplo desse tipo de moeda era o boi e o sal. Com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram inconvenientes às transações comerciais, devido à oscilação de seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem facilmente perecíveis, não permitindo o acúmulo de riquezas.
  3. Metal: Quando o homem descobriu o metal, logo foi produzindo armas que antes eram feitas de pedras. Por apresentar vantagens como a possibilidade de entesouramento, divisibilidade, raridade, facilidade de transporte e beleza, o metal se elegeu como principal padrão de valor. Era trocado sob as formas mais diversas. A princípio, em seu estado natural, depois sob a forma de barras e, ainda, sob a forma de objetos, como anéis, braceletes etc. O metal comercializado dessa forma exigia aferição de peso e avaliação de seu grau de pureza a cada troca. Mais tarde, ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca indicativa de valor, que também apontava o responsável pela sua emissão. Essa medida agilizou as transações, dispensando a pesagem e permitindo a imediata identificação da quantidade de metal oferecida para troca.
  4. Moedas antigas: Os utensílios de metal passaram a ser mercadorias muito apreciadas. A valorização, cada vez maior, destes instrumentos levou à sua utilização como moeda e ao aparecimento de réplicas de objetos metálicos, em pequenas dimensões, que circulavam como dinheiro. Surgem, então, no século VII a.C., as primeiras moedas com características das atuais: são pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor. As moedas refletem a mentalidade de um povo e de sua época. Nelas podem ser observados aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e culturais. É pelas impressões encontradas nas moedas que conhecemos, hoje, a efígie de personalidades que viveram há muitos séculos. Provavelmente, a primeira figura histórica a ter sua efígie registrada numa moeda foi Alexandre, o Grande, da Macedônia, por volta do ano 330 a.C. A princípio, as peças eram fabricadas por processos manuais muito rudimentares e tinham seus bordos irregulares, não sendo, como hoje, peças absolutamente iguais umas às outras.


Querem saber mais ? Assista ao video.

Nenhum comentário:

Postar um comentário